Serviços

Educação: veja exemplo de escola em SP que atingiu 85% de alunos leitores





Estratégia adotada em 2023 melhorou os índices na Avaliação da Fluência Leitora e será aprimorada pelo programa Alfabetiza Juntos SP



Na periferia da Zona Sul de São Paulo, uma escola estadual tem se destacado na alfabetização dos alunos. Na unidade Professora Josephina Cintra Damião, a coordenação pedagógica e os docentes implantaram uma série de atividades ao longo de 2023 para incentivar a leitura dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

A estratégia resultou nos excelentes resultados na Avaliação da Fluência Leitora aplicada pela Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) no fim do ano passado. Enquanto, 64% das crianças do estado terminaram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler, na Escola Josephina o percentual atingido foi de 85%.

A Avaliação da Fluência Leitora integra o pacote de ações que compõe o programa Alfabetiza Juntos SP, lançado nesta terça-feira (20) pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário da Educação, Renato Feder.

“A professora Alice do 2º ano dava muitos livros para a gente ler, ficávamos uma ou duas horas lendo. A gente lia também rótulos, receitas, fazia mercadinho, bilhetes e cartas”, conta o estudante George Mathias da Silva Nobre, 8 anos, que passou pela avaliação.

A diretora Altamira Rodrigues de Oliveira Rocha explica que a fluência na leitura foi o projeto central dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental. Além das atividades do Currículo Paulista, havia também o programa sacola viajante com o envio de livros para as crianças e seus familiares e o incentivo à troca de livros entre alunos e professores. “Acreditamos no trabalho, vestimos a camisa. Eles já liam, mas não com fluência e isso nos ajudou muito”, afirma.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim de 2026. A iniciativa pretende unir os 645 municípios de São Paulo com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *