Serviços

Agência Minas Gerais | Sedese reúne Organismos de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais em Fórum Estadual

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (SubPDM), realizou a instalação do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM’s) de Minas Gerais. Na quarta e quinta-feira (20 e 21/3), a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, recebeu a programação que marcou o início dos trabalhos do Fórum, com oficinas ministradas pelo Ministério das Mulheres.

A ação faz parte da Campanha Minas Pelos Direitos Delas, que durante o mês de março promove uma série de atividades voltadas para a sensibilização e promoção dos direitos das mulheres em Minas Gerais. A instalação do Fórum recebeu, dentre outros convidados, representantes de 11 municípios que possuem OPM’s.

Elizabeth Jucá, secretária de Estado de Desenvolvimento Social, saudou os participantes, com planos para a temática em Minas Gerais. “Os 11 municípios que possuem organismos de políticas para mulheres, atualmente, são a vitrine de Minas Gerais. Eu sonho alto e quero que as políticas aqui discutidas cheguem aos 853 municípios de Minas”, destacou.

Intercâmbio de experiências

O Fórum é um espaço que reúne gestoras que são responsáveis pela pauta das mulheres, nos diferentes municípios mineiros. A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Soraya Romina, explicou a vocação do Fórum. “O objetivo é promover o intercâmbio de experiências, favorecer o planejamento, cada vez mais assertivo, das ações da subsecretaria, com a participação e envolvimento das gestoras locais, de forma a viabilizar a interiorização da política para as mulheres junto aos 853 municípios de Minas Gerais. Dessa forma, vamos fortalecer as agendas voltadas à promoção, à defesa e à garantia dos direitos das mulheres mineiras”, pontuou.

 Articulação intersetorial

O Fórum promoverá a articulação intersetorial e o alinhamento entre gestoras municipais de políticas para mulheres, por meio da troca de experiências e reuniões temáticas, possibilitando uma leitura mais precisa da realidade social das diferentes regiões, de forma a construir um planejamento conjunto e assertivo e, por consequência, o fortalecimento e aprimoramento das Políticas dos Direitos das Mulheres no estado.

Célia Watanabe, representando a secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmen Foro, do Ministério das Mulheres, elogiou a iniciativa. “Aqui estão presentes quem precisa, que são as pessoas que vieram representar seus municípios, as gestoras municipais. Ninguém mora no estado nem na nação, mora no município, mora na comunidade, onde o pé toca o chão. É muito importante esse momento de diálogo aqui com vocês. Eu fiquei extremamente feliz com a iniciativa do Fórum. Da mesma forma, gostei muito da instalação da Câmara Integrada de Políticas dos Direitos das Mulheres, no dia 8 de março, pelo Governo de Minas Gerais, a qual representa o exercício da transversalidade da pauta na prática ”, reforçou.

Organismos de Políticas para as Mulheres

Os OPM’s são órgãos executores da gestão de políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a igualdade de gênero e incorporar as mulheres como sujeitos políticos. Integram a estrutura administrativa do poder Executivo das esferas governamentais federal, distrital, estadual e municipal. Têm por responsabilidade articular, elaborar, coordenar, organizar e implementar as políticas públicas para as mulheres nos municípios e nos estados.

Daniela Lopes Coelho, diretora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Belo Horizonte, garante que para a OPM, sobre a qual é responsável, é “muito importante esse evento, porque, por meio dessa oportunidade, nós vamos conhecer a realidade de cada município e também trazer as nossas demandas para que, de uma forma articulada, cada órgão exerça o seu papel para defesa dos direitos das mulheres”, salientou.

Foram mapeados 11 OPM’s em Minas Gerais, nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Diamantina, Itajubá, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Nova Lima, Sabará, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Oficinas

A Oficina de Planejamento realizada pelo Ministério das Mulheres, desenvolvida a partir da ferramenta Canvas, alternou atividades teóricas e práticas, possibilitando o alinhamento sobre os objetivos, organização e funcionamento do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres de Minas Gerais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *