Serviços

Educação de São José registra maior aprovação dos últimos 3 anos

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

A Cidade Inteligente é também a Cidade da Educação, com projetos e materiais pedagógicos inovadores, professores e equipes bem qualificadas, empreendedorismo, inclusão, tecnologia, arte, cultura, espaços modernos e demais investimentos da Prefeitura desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e EJA.

Pesquisas realizadas no começo de 2024 pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos, mostraram que a Educação Pública Municipal de São José dos Campos avançou na aprovação da população.

A Educação saltou 17,9% entre os meses de outubro de 2023 a janeiro de 2024, alcançando 70,6% no início deste ano, o que representa a maior avaliação positiva dos últimos 3 anos. O total é formado por 5,5% de ótimo e 65,2% de bom.

Somando as notas positivas e regulares, a cidade ultrapassa a marca de 90% de moradores satisfeitos com o serviço. Entre os 16 serviços avaliados no município, a Educação foi classificada em 5º lugar na Indsat, com 731 pontos e Alto Grau de Satisfação. Saiba mais no site da Indsat.

O desempenho está acima da média das Cidades de Grande Porte (CGPs), que é de 651 pontos, mantendo o serviço com pontuação superior, como observado nas pesquisas anteriores.

O foco de todas as ações e investimentos da Prefeitura na Secretaria de Educação e Cidadania é voltado aos mais de 80 mil alunos, de 0 a mais de 90 anos de idade, atendidos nas 113 escolas da Educação Infantil, nas 67 de Ensino Fundamental Integral e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), e acontece diariamente por meio do trabalho dedicado de mais de 6 mil profissionais da Educação.

Em São José, a Prefeitura oferece diversos projetos educacionais, como o programa Educação 5.0, voltado à formação de habilidades e competências socioemocionais e o uso de tecnologias, Educação Integral com oficinas de arte, cultura, esportes e tecnologia no contraturno, jogos pedagógicos e o Programa Recupera, Escola de Formação do Educador para formação continuada de professores, a fila zerada na Educação Infantil, entre outros.

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela Indsat segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço.

As cidades avaliadas pela Indsat são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.

Os números, que refletem exclusivamente a opinião de 600 moradores participantes das pesquisas, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *