Serviços

Agência Minas Gerais | Governo entrega sistema simplificado de abastecimento de água a comunidades rurais em Carmo do Cajuru

Moradores de duas comunidades rurais de Carmo do Cajuru, na Região Oeste de Minas, terão agora acesso à água potável de qualidade. Nesta terça-feira (2/4), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inaugurou sistemas simplificados de abastecimento de água (poços tubulares profundos) nos distritos de Chácaras Paredão e Olhos D’água de Santo Antônio da Serra.

Semad / Divulgação

Em 2020, Carmo do Cajuru foi selecionado em edital de Chamamento Público da Semad para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios. Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de 100 poços, dos quais 78 já foram perfurados.

De acordo com o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento tem sido uma das marcas da atual gestão do Governo de Minas. “É de suma importância a articulação entre estado e municípios, desenvolvendo ações e projetos que de fato gerem resultados positivos à população. O acesso à água potável junto às famílias dessas comunidades rurais irá proporcionar significativas melhorias na qualidade de vida. Estamos falando de dignidade humana, água é vida”, avalia o subsecretário.

A obra irá beneficiar cerca de 140 famílias das comunidades rurais. Na solenidade de inauguração estiveram presentes o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, e a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Isabela Lopes, além de representantes das comunidades.

O prefeito municipal Edson de Souza Vilela ressaltou os benefícios que a obra trará aos moradores da comunidade rural. “Os moradores dessas comunidades serão diretamente beneficiados com acesso a mais de 20 mil litros/hora de água potável, que também será utilizada para reforçar o abastecimento de água em outras comunidades circunvizinhas. Estamos cuidando da saúde de nossa população por meio do saneamento básico”, pontuou.

A moradora Lurdes Pires destacou a importância do sistema para a comunidade de Chácaras do Paredão. “Há anos a população lidava com a falta de água, com utilização de cisternas próprias para armazenar água e nem todos moradores tinham o suficiente. Com o sistema implantando, melhorou a disponibilidade de água e estamos muitos satisfeitos”, disse.

O morador Wilson Pereira reforçou que há mais de 20 anos era esperada a execução das obras do sistema simplificado de água. “Agora se tornou uma realidade, beneficiando todas as pessoas da comunidade”, comemorou.

Regulação e Gestão dos Serviços

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do município de Carmo de Cajuru é responsável pela operação e manutenção dos sistemas. Criado a partir da Lei Complementar nº 15/2005, iniciou suas atividades em 2007, com o objetivo de sanar os graves problemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto que a cidade enfrentava. Desde então, a equipe do SAAE vem trabalhando para melhorar a qualidade da prestação dos serviços.

A regulação dos serviços junto ao município é feita por meio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico (ARISB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *