Serviços

Abril Verde conscientiza sobre saúde e segurança no trabalho

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

Colaboração da estagiária Rayane Ricardo

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste mês ações especiais de promoção à saúde através da campanha Abril Verde, de conscientização e prevenção contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O objetivo da mobilização é enfatizar a importância de políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores.

O Abril Verde é organizado pela Secretaria de Saúde, através do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Em outra frente de atuação para ampliar a divulgação da campanha, a partir desta semana o Arco da Inovação estará iluminado de verde.

No próximo dia 28 de abril será o comemorado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Palestras

A campanha Abril Verde terá palestras com o tema Acidente do Trabalho. Os bate-papos abordarão os tipos de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, como preveni-los e as ações realizadas pelo Cerest.

Os três encontros programados serão às 9h, às 10h45 e às 15h45 do próximo dia 30 (terça-feira) no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) localizado na praça Afonso Pena, 175, no centro.

Na palestra das 15h45, representantes do PAT irão apresentar as ações realizadas para ampliar as oportunidades de emprego e de recolocação no mercado de trabalho.

Cerest

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma unidade de saúde especializada do SUS (Sistema Único de Saúde), que acolhe, atende, acompanha e orienta os trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho (típico, de trajeto ou biológico) e doenças ocupacionais (lesões por esforço repetitivo e PAIR, entre outras).

A unidade de São José dos Campos, abrange 12 municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).

Com equipe multidisciplinar, realiza inspeções em postos de trabalho para avaliar riscos e procedimentos, com o objetivo de eliminá-los ou minimizá-los em benefício dos trabalhadores.

O agendamento das consultas deve ser feito por telefone ou e-mail, que estão disponíveis no site da Prefeitura, assim como os documentos necessários para o atendimento.

Em casos de emergência, o acidentado deve se dirigir às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais da cidade.

Saiba mais sobre o Cerest.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *