A Prefeitura do Rio está entre as instituições finalistas na segunda edição do Prêmio Social Media Gov, que contempla ações de marketing digital promovidas por diferentes órgãos das três esferas do poder público. Pelo segundo ano consecutivo, o Município, por meio de sua Comunicação Institucional, está concorrendo ao troféu na categoria Atitude. Foram selecionadas instituições que subiram o tom e foram enfáticas na defesa e promoção de causas de interesse público.
A equipe do digital da Prefeitura do Rio elaborou duas campanhas contra o vandalismo na cidade. Os vídeos foram postados no Tik Tok (vídeo 1 e vídeo 2). As campanhas foram criadas pelo time de Comunicação Institucional, liderado pelo coordenador Alfredo Junqueira, com direção dos gestores Pedro Simões e Joice Nascimento.
Os indicados foram selecionados a partir das métricas de envolvimento e engajamento das publicações relativas à temática de cada categoria nas plataformas sociais Instagram, Facebook, X, Tiktok e Youtube. A plataforma Social Media Gov foi utilizada no processo de seleção e curadoria do impacto coletivo desses conteúdos, que foram avaliados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
Na categoria Atitude, a Prefeitura do Rio concorre com o Ministério Público do Paraná (MPPR); Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Prefeitura de Recife e Tribunal Superior do Trabalho (TST). O vencedor será anunciado no dia 25 de abril, durante a 13ª edição do Redes Wegov, em Florianópolis, Santa Catarina.
O propósito da premiação é disseminar e multiplicar as melhores práticas de comunicação das instituições públicas brasileiras e, dessa forma, contribuir para a evolução de todo esse ecossistema, que é essencial para aproximar o governo dos cidadãos, prestar bons serviços públicos e fortalecer a democracia.
Na edição 2023, a Prefeitura do Rio foi a vencedora na categoria Inclusão e Diversidade, que selecionou as instituições que promoveram, por meio de seus conteúdos, ações de impacto na temática da igualdade. O Município conquistou o primeiro lugar com uma postagem no Facebook sobre o professor de Português e Literatura da Rede Municipal de Ensino Alan de Souza.
Ele utilizou a música para ensinar sobre o respeito às diferenças e como elas formam a identidade de cada um. A canção, que versa sobre diferentes tipos de cabelo da turma, foi criada e cantada por todos.
A publicação do vídeo no Facebook foi a número um em volume de interações da Prefeitura do Rio, alcançando somente nessa plataforma mais de 200 mil reações e 4,3 milhões de visualizações.
Também na edição 2023, a Prefeitura concorreu na categoria Atitude. As publicações no Instagram (publicação 1 e publicação 2) foram sobre a campanha do Município contra as empresas de ônibus que circulam com o ar-condicionado desligado.
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