23 de maio de 2024
13:47
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
Fotos: Semob e Saae/Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba) concluíram as obras de reconstrução da travessia sobre o córrego localizado na Rua Eulália Silva, no Jardim Faculdade. As intervenções foram finalizadas no fim da tarde desta quarta-feira (22) e o tráfego de veículos foi liberado.
A ação teve início em meados de fevereiro deste ano, cujos serviços foram executados tendo em vista as fortes chuvas ocorridas em janeiro passado, as quais ocasionaram o desbarrancamento dos taludes do córrego. De imediato, naquela ocasião, as equipes da autarquia iniciaram os trabalhos de estabilização dos taludes e de demolição do restante da antiga passagem.
Houve a substituição da tubulação sob a ponte, por aduelas de concreto armado, de maior porte e que permitem maior vazão para o córrego, contribuindo, assim, para a drenagem da área. Cada peça foi movimentada com o auxílio de um guindaste hidráulico, escavadeira hidráulica e demais equipamentos específicos. Foram instaladas 30 aduelas de concreto armado (alinhadas três linhas de dez unidades), onde cada peça mede 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento.
Além disso, muros de ala e gabiões foram construídos dos dois lados da travessia, bem como todo aterramento, calçadas, instalação de gradil e, para finalização total, ao longo dos próximos dias, colocação de grama. Já em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e a Secretaria de Mobilidade (Semob), foi realizada a pavimentação asfáltica e a sinalização para completar a nova travessia.
Central Parque
No dia 27 de maio, o Saae/Sorocaba já havia entregue a reconstrução da travessia sobre o córrego localizado na Rua Professora Guida Mares, no bairro Central Parque. O processo de construção foi o mesmo adotado no Jardim Faculdade, porém duas linhas paralelas de 15 aduelas de concreto cada (30 peças no total), de 3 metros de largura, por 3 metros de altura e 1 metro de comprimento, foram instaladas.
Também foram construídos quatro muros de alas, dois em cada lado do sistema, feito todo o aterramento, calçadas, guias de concreto e gradil. E, também em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras e a Secretaria de Mobilidade, houve a pavimentação asfáltica e a sinalização para completar a nova travessia.
Outros córregos
A equipe da autarquia continua atenta a todos os córregos que atravessam o município, nos quais são realizados regularmente serviços de manutenção e limpeza, para que o escoamento das águas ocorra da forma mais livre possível, no intuito de combater possíveis cheias.