Serviços

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro celebra 8 anos de funcionamento





Além de ser a casa do Time São Paulo Paralímpico, o espaço é referência internacional em paradesporto



O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é a casa da equipe do Time São Paulo

Faltando menos de cem dias para a abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) celebra mais um ano do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB). Nestes oito anos de existência, o complexo mundialmente reconhecido por sua estrutura moderna tem média anual de mais de 13,7 mil atletas para disputa de competições, mais de 5,1 mil que utilizam o espaço do CT para treinamento, além de receber mais de 8,8 mil visitas e 240 eventos.

Inaugurado em maio de 2016, o CTPB está em uma área de 140 mil m² na zona sul da capital paulista. Com investimento de R$ 264,272 milhões, o espaço é fruto da parceria entre o Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Para o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o espaço é motivo de orgulho. “Oito anos atrás, quando este espaço foi lançado, falava-se da ousada expectativa em ser o maior centro paradesportivo da América Latina. Hoje, vemos que o local superou qualquer perspectiva: o mundo inteiro admira e se inspira no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que potencializa o desempenho dos nossos atletas nas grandes competições e com certeza vai receber muitos medalhistas das Paralimpíadas de Paris”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Centro Paralímpico será sede da Copa América de Rúgbi em cadeira de rodas

O espaço é um grande revelador de novos atletas, além de desempenhar um papel crucial no fomento e no desenvolvimento de ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. Além disso, o CT está aberto para agendamento de visitas e treinos coletivos, mediante solicitação no site do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O CT Paralímpico é a casa do esporte paulista e da equipe do Time São Paulo Paralímpico. Equipe que soma 149 atletas de alto rendimento que levam a bandeira do estado de São Paulo em competições nacionais e internacionais. O Governo de SP, por meio da SEDPcD, patrocina os talentos do paradesporto que desempenham um papel fundamental na inclusão.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *