Serviços

Sorocaba encerra atendimento exclusivo para pessoas com sintomas da dengue nas UBSs Sentinelas – Agência de Notícias



13 de junho de 2024

16:24

Por: Bruno Rodrigues

Último dia de funcionamento será nesta sexta-feira (14)

Foto: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

Devido à melhora no cenário epidêmico de dengue e redução da procura médica, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), encerrará o atendimento exclusivo contra dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sentinelas (Fiori, Hortência e Simus) com o último dia de funcionamento nesta sexta-feira (14) até 18h.

Com isso, a partir de segunda-feira (17), as 33 UBSs passam a funcionar normalmente, incluindo a oferta de vacinação contra Covid-19, Influenza e as demais doses de rotina, além dos atendimentos comuns já oferecidos pelas unidades.

A decisão foi embasada na redução da procura clínica, sobretudo nas unidades de urgência e emergência. Em abril, foram registrados 83.475 atendimentos por sintomas da dengue, já em maio, o número caiu para o 64.049, o que representa uma queda de 23,2%.

No caso das UBSs sentinelas, houve redução no último mês, com 2.653 atendimentos nos últimos 12 dias de maio, contra 1.082 até 12 de junho, apresentando queda de 59,1%. O mês de maio inteiro, por sua vez, acumulou 6.487 atendimentos.

A SES estima que haja cada vez mais redução na procura em virtude da temperatura mais fria. Todavia, vale reforçar que as 33 UBSs seguirão realizando atendimento para pessoas com sintomas de dengue. Em casos de sinais de alarmes evidentes, os munícipes devem procurar as unidades de urgência e emergência (UPAs e PA).

Também é importante que a população continue atenta aos cuidados domésticos, evitando deixar água parada, produzindo focos para criações de larvas e mosquitos da dengue.