Serviços

Prefeitura define sistema de trânsito, estacionamento e transporte público da 43ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Agência de Notícias



2 de julho de 2024

16:38

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba montou um sistema especial para estacionamento de veículos, trânsito e transporte público para atender o público que prestigiar a 43ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família, no Paço Municipal, entre os dias 3 e 28 de julho. O evento é uma realização da Associação das Entidades Participantes da Festa Julina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), com o apoio da Administração Municipal.

Assim como na festividade do ano passado, não haverá interrupção de tráfego na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Apesar disso, para dar o suporte necessário aos motoristas e pedestres que irão se deslocar até o Paço Municipal, além de assegurar fluidez ao tráfego, a Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibilizará agentes nas proximidades, tanto operando o trânsito nessa região da cidade, como também em postos fixos distribuídos em pontos estratégicos, orientando para melhor agilidade viária.

A Afejubes será responsável pelo estacionamento oficial da Festa Julina Beneficente de Sorocaba, que terá o valor de R$ 20 (valor fixo), o mesmo cobrado na edição de 2023. Serão sete bolsões: três pontos no canteiro central da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, junto à rotatória com a Av. Três de Março; área de estacionamento do Barracão Solidário do Fundo Social de Solidariedade (Avenida Rudolf Dafferner, 65 – Alto da Boa Vista); estacionamento e arredores da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”; área ao lado da Droga Raia, na altura do nº 2.611 da Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, e outra nessa mesma via, vizinha ao Colégio Politécnico/Jornal Cruzeiro do Sul.

Para comportar a estrutura da Festa Julina, o estacionamento em frente ao Paço Municipal permanece temporariamente fechado até o dia 3 de agosto. Por isso, o munícipe que precisar acessar o prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pode utilizar o estacionamento aos fundos (atrás do prédio do Paço), ou mesmo aquele junto à Biblioteca Municipal.

A Afejubes e a Semob ainda cogitam a possibilidades, em caso de grande demanda nos dias dos principais shows, interditar o tráfego nas avenidas Raquel Jacob e José Humberto Urban, somente durante o evento, para servir como locais extras de estacionamento de veículo. Neste caso, os arredores também estarão devidamente sinalizados.

 

Transporte público

O transporte coletivo terá prioridade e vai circular normalmente pela Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sem previsão de desvio nas linhas, durante a Festa Julina Beneficente de Sorocaba. Aos domingos e feriados, a tarifa permanece em apenas R$ 1.

Para as pessoas que forem prestigiar o evento utilizando o transporte coletivo, a Urbes criou uma linha especial, partindo do Terminal Santo Antônio, Plataforma P5, ponto Q. O itinerário será direto para o evento, com parada no ponto de ônibus em frente ao Paço Municipal. A linha terá em seu letreiro o nome Festa Julina Sorocaba e irá operar todos os dias da festa.

Após o encerramento dos shows a cada dia de festa, haverá reforço de ônibus extras para atender ao público no retorno para casa. Além da linha especial, os usuários também poderão utilizar as linhas 14 – Santa Rosália, T31 – Cajuru/Éden, 303 – Interbairros 3 e 307 – Interbairros 7. O deslocamento será em veículos novos, inclusive com ar-condicionado.

Mais informações sobre a 43ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família podem ser obtidas pelo site: http://julinadesorocaba.com.br/; ou pela rede social oficial do evento: @festajulinasorocaba.