Serviços

Agência Minas Gerais | Cemig realiza inspeções na rede elétrica com drones em todo estado

A Cemig possui a maior rede de distribuição da América Latina, com mais de 540 mil quilômetros de extensão, o que equivale a 13 voltas no planeta Terra. E para monitorar esse imenso sistema elétrico, uma das tecnologias que a companhia mais tem utilizado nos últimos anos são os drones.O equipamento é usados para a inspeção das linhas e redes na área de concessão em todo o estado.No entanto, como esse serviço é predominantemente realizado em áreas rurais, alguns clientes têm dúvidas de quando esses equipamentos estão sendo realmente utilizados pelos profissionais da companhia.

Os especialistas da Cemig que operam os equipamentos para realizar os serviços de inspeção são uniformizados e possuem crachá de identificação. Além disso, os carros são plotados com a logo da companhia (equipes próprias) ou à serviço da Cemig (empresas parceiras).

Atualmente, as inspeções são realizadas por técnicos que desempenham a atividade visualmente ou com o auxílio de equipamentos como termovisores – câmeras termográficas que captam a imagem e mostram as regiões os pontos quentes e frias da rede de distribuição, suscetíveis assim a defeitos.

O engenheiro do Sistema Elétrico da Distribuição da Cemig, Fernando César Gomes, explica que o trabalho tem um horário próprio para ser executado e  um objetivo específico.”É importante destacar que as equipes da Cemig utilizam os drones apenas para o monitoramento das linhas e redes da companhia. Estes serviços são realizados durante o dia e empresas à serviço da Cemig não estão autorizadas a utilizar drones durante a noite”, comenta o engenheiro.

Caso o cliente tenha dúvidas sobre as operações com drones da companhia, ele pode contatar o Fale com a Cemig – por meio do telefone 116, para obter mais esclarecimentos sobre o serviço.

Precisão na localização de defeitos

Atualmente, a utilização dessa tecnologia tem facilitado a realização da manutenção dos ativos da empresa, inclusive dando condições de localizar e atuar nos reparos em defeitos que atingem a rede elétrica em locais de difícil acesso e visibilidade, como áreas rurais e em comunidades e aglomerados nos grandes centros urbanos. Para se ter ideia da importância desse equipamento, desde janeiro de 2023, a empresa já inspecionou mais de 130 mil quilômetros de linhas de média tensão em sua área de concessão em Minas Gerais. Esses equipamentos permitem uma autonomia supervisionada de plano de voo com uso de visão computacional, GPS e sensores embarcados, além de uso de câmeras térmicas com processamento digital de imagens para detectar anomalias nos ativos.

Fernando César Gomes explica os benefícios que os drones trazem para o acompanhamento e a manutenção dos serviços das equipes de campo da empresa.“É uma tecnologia que tem se mostrado essencial para auxiliar nas inspeções visuais, uma vez que oferece uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam impossíveis de serem observados a olho nu. Esses equipamentos proporcionam uma visão mais ampla e privilegiada da fiação, tornando as inspeções mais efetivas e seguras”, afirma o especialista da Cemig.