Serviços

Agência Minas Gerais | Oficina do Plano Conservador das Gerais promove capacitação na gestão de dados para a preservação ambiental

Em continuidade à implementação do Plano Conservador das Gerais (PCG), o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promoveu, nos dias 2 e 3/7, a 2ª oficina do projeto piloto. O objetivo foi capacitar os municípios e parceiros na utilização de plataforma de gestão de dados georreferenciados, visando à preservação ambiental.

A atividade foi realizada em São João del-Rei por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o apoio da The Nature Conservancy (TNC).

“Por meio do PCG, estamos trabalhando em conjunto para discutir estratégias de definição de áreas prioritárias e materializar um plano de ação para a execução. Essa segunda oficina foi essencial para a capacitação no uso de ferramentas, tirar dúvidas e auxiliar os municípios no que for necessário”, avalia Fabiana Moreira, diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad.

Na capacitação, houve também um espaço de troca de experiência e um plantão tira-dúvidas, em que os técnicos conseguiram já demarcar as bacias hidrográficas e as potenciais áreas de atuação.

Outras oficinas ainda serão agendadas para dar continuidade ao projeto, sob coordenação conjunta do IEF, Igam e Semad.

O Plano

O PCG é um exemplo de ação que visa dar larga escala às ações de restauração florestal e valorizar os serviços ambientais providos pelos proprietários rurais, além de impactar positivamente a economia de Minas Gerais em seus 853 municípios.

O projeto foi inspirado na bem-sucedida experiência de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do município de Extrema, que valoriza o fortalecimento de parcerias e a integração de responsabilidades ambientais para se implementar projetos de restauração e recompensá-las com benefícios.