Serviços

Agência Minas Gerais | Copasa implanta tecnologia de filtros com mineral especial em comunidades no Leste de Minas

A Copasa, por meio da Unidade de Negócio Leste (Unle), colocou em operação no primeiro semestre deste ano, no distrito de Naque/Nanuque, que pertence ao município de Açucena e, em José Raydan, respectivamente, a nova tecnologia para tratamento e qualidade de água por meio de filtros pressurizados com leito de filtração a base de zeólita ativada.

A gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Leste (Usol), Naiara Jácome, detalhou o que é esta tecnologia, como funciona e como pode auxiliar no tratamento de água na Unle.

“A tecnologia para tratamento e qualidade de água por meio de filtros pressurizados com leito de filtração a base de zeólita por ser um mineral com uma estrutura de microporosidade é capaz de remover impurezas dissolvidas na água, dentre elas os íons metálicos, como o ferro e o manganês, que estão presentes de forma natural nas águas brutas de fontes subterrâneas em nossa região”, explicou.

O novo dispositivo de tratamento que pode ser utilizado em espaço reduzido, está recebendo o aporte de aproximadamente R$ 5 milhões e será implantado em outros municípios que integram a Unle.

“A implantação dos filtros pressurizados representa um marco na gestão e controle de processos de produção e qualidade da água na Unle e na Copasa, sendo um investimento robusto em soluções tecnológicas, equiparadas as melhores práticas desenvolvidas no mercado. Vale destacar também que a operação dos novos equipamentos vai garantir ainda o atendimento integral aos padrões de potabilidade da água, previsto na Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, colaborando desta forma para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas que vivem nestas localidades atendidas pela companhia”, finalizou a gerente.