Serviços

Prefeitura de Sorocaba amplia serviços on-line via plataforma “Aprova Digital” a partir de 10 de julho – Agência de Notícias



4 de julho de 2024

14:33

Por: Luís Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), passa a receber, de forma on-line e facultada, a partir da próxima quarta-feira (10), todos os pedidos de construção, legalização, adaptação e autenticação de projetos arquitetônicos de residências, comerciais e industriais, bem como certidões diversas pela plataforma “Aprova Digital”.

As solicitações para aprovação de projeto arquitetônico e outras demandas, que necessitam de autorização da pasta municipal, poderão ser realizadas pelo “Aprova Digital”, por meio do site: sorocaba.prefeituras.net. A plataforma permite que o usuário acompanhe todas as fases do processo de aprovação do projeto arquitetônico, anexe documentos e se comunique diretamente com o Poder Público, além de ter acesso às certidões e permissões emitidas.

A partir de segunda-feira (15) todas as solicitações que não envolvam projetos arquitetônicos e de loteamento deverão ser feitas somente pelo “Aprova Digital” e, após o dia 29 de julho, todas as demandas relacionadas à Seplan passam a ser supridas via plataforma on-line. Depois dessa data, o balcão de atendimentos da Seplan só receberá documentos impressos para os processos administrativos físicos.

A ferramenta eletrônica tem o objetivo de modernizar e agilizar a aprovação de projetos na área da construção civil e de outros segmentos diversos junto à Administração Municipal, além de operar de forma sustentável e gerando economia de gastos com insumos ao Município. Ela opera desde agosto de 2022 e já reduziu, de até 60 para 15 dias, o tempo para aprovação de outros tipos de projetos, ou seja, em 75%.

Até o momento, pelo “Aprova Digital” é possível emitir documentos, como certidão de denominação de rua, alvará para eventos em espaços particulares, autorização para construção de residência unifamiliar, alvará para salão comercial, certidão de numeração, “Habite-se” para residência unifamiliar, legalização de obras, certidão de uso do solo e reconsideração de viabilidade.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (15) 3238-2310.