Serviços

Prefeitura de Sorocaba entrega base da Guarda Civil Municipal no bairro Wanel Ville – Agência de Notícias



4 de julho de 2024

19:22

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: Jéssica Parma

Prédio, no bairro Wanel Ville, foi construído em parceria com a iniciativa privada e vai abrigar equipes que integram a Inspetoria de Operações Especiais (Iope)

 

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a entrega das obras de construção da nova base da Guarda Civil Municipal (GCM). ela está localizada no bairro Wanel Ville, Zona Oeste da cidade. O prédio foi construído por meio de parceria público-privada, em área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, e abrigará equipes que integram a Inspetoria de Operações Especiais (Iope), incluindo o Canil da Corporação e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

O novo espaço fica na Avenida Elias Maluf, altura do número 1.690, e tem fundos para a Rua Fernando Ribas Parra. O investimento, por meio de doação de serviços de construção à Administração Municipal, foi de R$ 800 mil, em uma parceria com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e a Urbes – Trânsito e Transportes. A concessionária BRT Sorocaba, responsável pelos serviços de implantação e operação do sistema de ônibus rápido na cidade, esteve encarregada da construção dessa nova base da GCM.

As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2023. O prédio tem baias para cães, campo de treinamento, auditório, refeitório, academia, recepção, almoxarifado, vestiários, banheiros, copa, cozinha, estacionamentos (público, de viaturas e de funcionários), além de salas administrativas, de inspetoria, chefia, veterinária, rádio, repouso e espera.

Segundo a Sesu, a iniciativa se enquadra nas estratégias do atual Plano de Governo para a segurança pública, fortalecendo a presença da GCM em todas as regiões da cidade. Isso porque, Sorocaba passa a contar com duas unidades da Iope, sendo esta nova no Wanel Ville e outra já em funcionamento no Parque dos Espanhóis, além da base da Corporação, no Jardim Ana Maria, Zona Norte da cidade.

“Além de melhorar a logística de acionamento de equipes para atender a chamadas, essa descentralização do serviço da Corporação nos bairros permite maior proximidade entre a GCM e as comunidades. Ela otimiza o raio de cobertura e agilizando ações estratégicas”, apontou o comandante da Corporação, Davi Dutra, durante a solenidade e inauguração, que teve também a presença de representantes do Executivo, Legislativo Muncipal, do BRT Sorocaba, de entidades e a população em geral.

 

Iope, Canil e Romu

A Iope é um setor especializado, que dá apoio operacional às atividades de patrulhamento da GCM, intervindo em situações excepcionais e emergenciais. Os integrantes da Iope recebem treinamento diferenciado e, quando solicitado, prestam apoio às outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil.

A Romu é um dos setores especializados da Iope, que conta com três viaturas e 26 GCMs, para atuar em situações de necessidade de ação tática e de apoio a outras guarnições, bem como no auxílio ao combate à criminalidade e no trabalho de policiamento preventivo.

Da mesma forma que as equipes do Canil, cuja unidade atualmente conta com sete cães, sendo três adultos e quatro filhotes: um Hottweiler, para o trabalho de proteção; um Pastor-belga-malinois, para proteção e faro; um Golden Retriever, como cão terapeuta e show dog; mais um filhote de pastor-belga-malinois e três filhotes de Pastor Alemão.

A nova sede do canil da GCM tem local adequado para treinamento e suporte, tanto para os cães, quanto para os guardas. Garante condições ideais para atuarem no dia a dia, resultando na melhoria do serviço prestado ao sorocabano.