Serviços

Prefeitura de Sorocaba abre edital para realização de obras de graffiti na cidade – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), recebe, a partir desta sexta-feira (5), pelo Edital nº 04/2024, as inscrições de artistas visuais para a realização de obras de grafitti em um muro da Rua Senador Feijó, no Centro, e em outro localizado na Praça Edite de Almeida Mota, no bairro São Guilherme, na Zona Norte. Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de agosto pelo link: https://forms.gle/pqKXQoQcnSuqbXqV9.

Poderão participar do processo de seleção pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos completos neste período e que comprovem experiência na área de artes visuais (graffiti), apresentando portfólio com fotos de trabalhos de artes visuais (graffiti) anteriores, no ato da inscrição.

Os proponentes poderão apresentar uma obra própria para cada espaço que receberá o graffiti, com temas relacionados às seguintes temáticas: Cultura Geek, para a Rua Senador Feijó, no Centro; e mangá, anime e artes marciais, em homenagem ao falecido autor japonês Akira Toriyama, para a praça do bairro Jardim São Guilherme.

A seleção dos projetos ocorre com base na Lei Municipal nº 7824/2006 e será feita por uma Comissão Julgadora formada por três profissionais, dois representantes indicados pela Secretaria da Cultura e um indicado pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).  A comissão selecionará dois trabalhos a serem grafitados, conforme os locais indicados, assim, os selecionados receberão uma ajuda de custo em dinheiro nos seguintes valores: R$ 30.000 para o graffitti a ser realizado no Centro; e R$ 10.000 para o graffitti da praça indicada.

Os peritos vão avaliar e classificar as propostas, de acordo com as informações apresentadas pelos proponentes e considerando os seguintes quesitos: avaliação do portfólio de atuação artística do proponente e avaliação das propostas das obras.

Todas as informações podem ser obtidas no edital de chamamento publicado no Jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (5), que pode ser conferido no site: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br.