A Prefeitura de Sorocaba voltou a interditar, desta vez em definitivo e na manhã desta quarta-feira (10), um ferro-velho que operava irregularmente no Jardim Zulmira, Zona Oeste da cidade. O estabelecimento, na sexta-feira (5), já havia sido alvo de fiscalização por parte das equipes da “Operação Ferro-velho”, acabou multado e teve suas atividades encerradas temporariamente.
As ações desse tipo envolvem a atuação integrada do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu); e do Setor de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES). A proposta é coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.
Na sexta-feira (5), o estabelecimento foi interditado por falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e notificado por falta de livro de registro de mercadorias e para realizar a limpeza do local em até 72 horas. Também houve autuação, com base na Lei nº 12.680/22, por receber materiais em recipientes não transparentes e pela falta de sistema de videomonitoramento.
Naquela ocasião, o proprietário do ferro-velho ainda foi notificado pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e orientado a manter um cão, encontrado no estabelecimento, em local adequado, com água, alimentação e abrigo.
No sábado (6), a partir de denúncia, foi constatado que o ferro-velho havia voltado a funcionar. O desrespeito às determinações motivou nova ação de fiscalização, nesta quarta-feira (10), que implicou em multa ao infrator e a lacração do estabelecimento. Atendendo à normativa 01/2024 da Seplan, ocorreu a remoção de todos os materiais inservíveis do estabelecimento interditado.
Somente em 2023, 183 ferros-velhos foram fiscalizados durante operações semelhantes, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva. Em 2024, até o momento, 146 pontos foram fiscalizados, dos quais 26 foram notificados, 33 autuados por falta de licença e interditados temporariamente e quatro interditados de maneira definitiva. Os locais vistoriados são definidos, sobretudo, a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais, por meio de serviços de inteligência.
O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).
$$ = $.noConflict();
var initPhotoSwipeFromDOM = function(gallerySelector) {
// parse slide data (url, title, size …) from DOM elements
// (children of gallerySelector)
var parseThumbnailElements = function(el) {
var thumbElements = el.childNodes,
numNodes = thumbElements.length,
items = [],
figureEl,
childElements,
linkEl,
size,
item;
for(var i = 0; i < numNodes; i++) {
figureEl = thumbElements[i]; //
Diariamente, a secretaria recolhe mais de duas toneladas de lixo deixados por pessoas em situação de rua e usuários de drogas – DIvulgação A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou, nesta quarta-feira (3/7), mais uma operação de ordenamento e desobstrução de área pública, desta vez no Centro da cidade. Próximo da Praça XV, os agentes […]
22/03/2024 A Secretaria de Planejamento, Coordenação e Habitação informa que conforme Decreto Municipal nº 9.565, de 26 de julho de 2022, a partir de 15 de abril de 2024 somente serão aceitos protocolos de projetos em formato exclusivamente eletrônico, de acordo com as diretrizes do site oficial da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá (aba Serviços Online […]
A força do comércio e a atuação do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o setor foi mais uma vez reforçado, evidenciando o compromisso das partes com o desenvolvimento regional, criando empregos, gerando renda e, consequentemente, levando bem-estar para a população sul-mato-grossense. Tal questão foi a tônica de uma noite de homenagens […]