Serviços

Prefeito recebe novos selecionados do Ballet Bolshoi e destaca oportunidade para transformar a vida dos alunos

A parceria da Prefeitura de João Pessoa com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Santa Catarina, segue promovendo o aprendizado de crianças da rede municipal na busca pelo sonho de se tornarem bailarinos profissionais. Desde 2021, são 17 alunos morando e estudando em Joinville. Três deles aprovados na última seletiva foram recebidos, nesta segunda-feira (4), pelo prefeito Cícero Lucena, que destacou a importância da oportunidade que se apresenta para transformar a vida dos estudantes.

“É o nosso projeto de ajudar a mudar a vida das pessoas para melhor. E os alunos da rede municipal estão dentro desse projeto, desde o ensino em sala de aula, mas também as atividades complementares. E a equipe de dança da rede municipal identifica o talento nessa área, fazemos toda a seleção, tendo a oportunidade, primeiro aqui, e depois em Joinville”, afirmou Cícero Lucena.

Os estudantes são Gabriel Fabrício Florêncio da Silva, da Escola Educador Francisco Pereira da Nóbrega; George Nascimento de Castro, da Escola Professora Ana Cristina Rolim Machado; e Joaquim da Silva Pereira, que estuda na unidade de ensino Professora Antônia do Socorro Silva Machado. Eles irão viajar para Joinville no dia 25 de janeiro e terão suporte e custeio da Prefeitura de João Pessoa com escola pedagógica, segunda língua, uma residência, acompanhamento dos professores, alimentação e assistência em saúde, incluindo médico, odontologista e fisioterapeuta.

“Não é fácil para esses meninos conseguirem, juntamente com a nossa equipe, chegar e serem premiados com a escolha, porque cada vaga passava por 77 crianças inscritas de todo o Brasil. Então, por isso que a gente faz todo aquele trabalho inicial, da busca nas escolas, de uma triagem bem feita aqui dentro de João Pessoa, com a visita dos profissionais do Bolshoi para cá”, detalhou a secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro.

Para Tatiana Nascimento, mãe de George Nascimento, de 10 anos, a Escola do Ballet Bolshoi significa uma oportunidade única. “Infelizmente, nem todas as crianças conseguiram. E eu estou imensamente feliz. É muito gratificante. Eu sei que ele estará com as mães sociais, que vão fazer o nosso papel como mães, e eu estou muito tranquila. Eu vou ficar bem e eu tenho certeza que ele também vai se dar muito bem lá”, destacou a mãe.