Serviços

São José lança 2ª Olimpíada Municipal do Conhecimento

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Vem aí a 2ª Olimpíada Municipal do Conhecimento! A partir desta segunda-feira (11), mais de 16.500 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental podem se inscrever para participar das seletivas, que serão divididas em três etapas. 

Os finalistas, que serão divulgados em abril, irão compor os times olímpicos das escolas municipais e vão representar a cidade em diversas competições do saber. As ações fazem parte do programa Prepara Campeões. O anúncio foi feito em evento no Cefe (Centro de Formação do Educador), na noite da última sexta-feira (8).

O programa visa estimular a busca pelo conhecimento, o impulso para o rendimento escolar e a preparação dos estudantes para processos seletivos e os próximos passos da vida acadêmica.

Reconhecimento

Durante a cerimônia de abertura, cerca de 70 alunos que se destacaram nos times olímpicos em 2023 foram reconhecidos pela dedicação nos estudos, celebrando o desempenho deles nas disputas saudáveis que valorizam o aprendizado.

Os atletas do saber receberam certificados em diferentes categorias, de acordo com a atuação de cada um.

Para o jovem Victor Henrique da Silva Rosa, de 14 anos, a experiência foi enriquecedora. “Além do ganho intelectual, eu amadureci muito e me desenvolvi pessoalmente também, melhorando minha relação com as pessoas e fazendo novos amigos. Graças ao Prepara Campeões hoje eu sou alguém mais responsável e disciplinado”, afirmou.


Aluno da Emefi Alda de Souza Araújo, Victor foi orador dos times na cerimônia | Foto: Adenir Britto/PMSJC

A família de Victor marcou presença para prestigiá-lo e demonstrar todo orgulho que sentem por ele. “É maravilhoso, muito gratificante ver meu filho aproveitando as oportunidades que estão sendo oferecidas”, disse a mãe Kelly Cristina Rosa. 

“Nós estamos sempre incentivando ele em casa a focar nos estudos. Tenho certeza que este é só o começo de um futuro brilhante que ele tem pela frente”, completou o pai, Denis Francis Silva. 

“Meu irmão é uma inspiração pra mim, ele é muito inteligente!”, destacou orgulhosa Vitória Yasmin, irmã mais nova de Victor. 


Victor ao lado da família durante o evento | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Em 2023, mais de 4.000 estudantes se inscreveram na primeira fase e 36 escolas municipais foram representadas nos times olímpicos.

Ao longo do ano, os alunos da rede de ensino municipal participaram das seguintes competições: OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBRL (Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico), AMO (Olimpíada Americana de Matemática), Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP), Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Instituto Embraer de Ciência e Tecnologia (OIECT).

Como funciona?

A inscrição é a primeira etapa da Olimpíada Municipal, que abrange Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 

A segunda etapa começa no dia 21 de março, quando os inscritos farão provas presenciais nas escolas, nas áreas de conhecimento que cada estudante escolher participar.

Serão aprovados 135 alunos por área de conhecimento para a fase final, com provas presenciais entre os dias 9 e 11 de abril. 

Aqueles que vencerem a última etapa, sendo 45 por área de conhecimento, irão compor os Times Olímpicos da rede de ensino municipal, representando suas escolas e o município em demais processos seletivos. 

Os estudantes que se classificarem para os times terão aulas semanais no contraturno escolar (presencial e remota), materiais extras de apoio e participarão de outras Olimpíadas do Conhecimento ao longo do ano.

Olimpíada Municipal do Conhecimento

Áreas do Conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Natureza.

Público: Estudantes do 6º ao 9º ano (16.569 alunos).

  • 1ª etapa: Inscrições nas escolas (11 a 15 de março);
  • 2ª etapa: Provas por área de conhecimento (21 de março a 3 de abril);
  • 3ª etapa: Provas para os 135 estudantes selecionados por área de conhecimento (9 a 11 de abril);
  • Final: 18 de abril com anúncio dos aprovados que irão compor os Times Olímpicos do Conhecimento e representar a cidade.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *