Serviços

Curso Família Educadora está com inscrições abertas

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos abriu inscrições para a primeira turma de 2024 do curso “Família Educadora” nesta segunda-feira (1º). 

O objetivo é oferecer capacitação aos pais e responsáveis de estudantes da rede de ensino municipal para desempenharem um papel mais envolvido e efetivo na educação escolar de seus filhos.

As inscrições estão abertas até 05 de abril e devem ser realizadas por meio deste link. Toda a formação é gratuita e remota, ofertada pela EFE (Escola de Formação do Educador) com suporte do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais).

O curso não limita o número de vagas para participantes e estará disponível de 15 de abril a 15 de junho, com carga horária total de 40 horas distribuídas em módulos.

Dada a sua natureza autoinstrutiva, os interessados poderão acessar o conteúdo conforme sua conveniência de horário.

Parceria

Família e escola são parceiros importantes no desenvolvimento da Educação e na transformação da sociedade e, para isso, devem estar alinhados, trabalhando juntos pelo melhor para todos os estudantes.

Estes são os conceitos que norteiam o programa, uma das metas propostas no Plano de Gestão 2021-2024.

A metodologia busca fornecer conhecimentos, habilidades e estratégias que ajudarão as famílias a apoiarem o crescimento acadêmico, emocional e social de seus filhos.

Serão propostas atividades que permitirão o desenvolvimento de competências e habilidades como:

I – A importância de uma rotina na organização dos estudos: um breve estudo sobre como estabelecer uma rotina de estudos consistente para seus filhos, promovendo a disciplina e a eficácia nos momentos de aprendizado.

II – Aprenda a elogiar de forma correta e incentivar a criança a acreditar em si mesma: um momento de reflexão sobre como oferecer elogios construtivos e incentivos que promovam a autoestima e a confiança das crianças em suas próprias habilidades.

III – A importância de valorizar o raciocínio da criança ou adolescente, mesmo nos “erros”: orientação sobre como valorizar o esforço e o raciocínio crítico de seus filhos, mesmo diante de erros, incentivando a persistência e a aprendizagem contínua.

IV – A profundidade é mais importante do que a rapidez ou a quantidade: uma proposta para ensinar pais e responsáveis sobre a importância de valorizar a compreensão dos conteúdos, em vez de priorizar a velocidade ou a quantidade de informações, incentivando a reflexão e a análise crítica.

V – Dicas práticas de como ajudar a criança a aprender a ler e escrever: estratégias e técnicas práticas para auxiliar os estudantes no processo de alfabetização, promovendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de forma eficaz e inclusiva.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *